quinta-feira, 17 de março de 2011

Jargão

Mandei o seguinte email pra galera da empresa hoje:

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Caros,
Visando adequar a expertise do nosso staff para alcançar  um benchmark de padrão internacional, resolvi startar um coaching para um melhor feedback nos meetings com nossos clientes. Este kick off é importante para que em um curto gap se conquiste um fine tunning  pelo hands on de toda empresa.
TERMOS INTERNACIONAIS
      
    • Absenteísmo Falta constante ao trabalho, por parte do empregado, ou sua ausência devido a problemas de saúde
    • Approach Abordagem
    • Avaliação 180 graus É um modelo intermediário ao 360 graus. Com ele, não há avaliação dos subordinados, mas apenas dos pares, clientes e chefe
    • Avaliação 360 graus Sistema usado para medir o desempenho, em que o funcionário não é submetido somente à avaliação do chefe imediato, mas à dos colegas de trabalho, subordinados e até de clientes da empresa
    • B2B Sigla fonética de “business to business”. É o comércio eletrônico entre empresas. Trata-se de um mercado sem a participação do consumidor
    • B2C Business to customer, a empresa que vende diretamente para o consumidor via internet
    • Benchmark Parâmetros de excelência, exemplos de coisas boas
    • Board Conselho diretor
    • Bônus Premiação em dinheiro concedida aos funcionários
    • Brainstorm: Literalmente, significa “tempestade cerebral”. É uma reunião para se fazer exatamente isso: trocar idéias
    • Branding É a construção da marca de uma empresa, produto ou pessoa
    • Break even point O momento a partir do qual custos e receitas de um negócio se equilibram
    • Breakthrough Trata-se de um avanço em determinada área
    • Briefing Todas as informações necessárias para realização de uma determinada ação
    • Broad band Banda larga
    • Budget Orçamento
    • Business Plan Plano de negócios
    • Business Unit Unidade de Negócios
    • BUMO Sigla de Brand Used Most Often – refere-se à marca ou produto mais utilizado, ou mais frequente
    • Buying in Compra (de uma empresa, por exemplo)
    • C2C Customer to customer – venda de cliente para cliente. Ex: site Mercado Livre
    • Case Estudo de caso, normalmente abordado em empresas
    • Cash Dinheiro vivo
    • CEO – Chief Executive Officer É o cargo mais alto da empresa. É chamado também de presidente, principal executivo, diretor geral, entre outros. Quando existe um presidente e um CEO, o primeiro é mais forte
    • CFO – Chief Financial Officer Um nome mais sofisticado para diretor de finanças
    • Chairman Presidente do conselho que dirige a empresa
    • CHRO – Chief Human Resources Officer É o cargo de diretor de recursos humanos
    • CIO – Chief Information Officer Responsável pelo planejamento e estratégia por trás da tecnologia. Pode ser também Chief Imagination Officer, termo criado pela fabricante americana de computadores Gateway. É responsável por promover a criatividade entre o pessoal
    • CKO – Chief Knowledge Officer É o gestor do capital intelectual da companhia. As atribuições vão desde a definição da arquitetura das informações e de seu fluxo até onde arquivá-las e como recuperá-las
    • Clima organizacional É o ambiente interno de uma empresa.Para avaliá-lo são considerados, entre vários itens, a liderança na companhia, a motivação para o trabalho, as possibilidades de crescimento profissional, enfim, as satisfações e insatisfações dos funcionários
    • CLO – Chief Learning Officer Responsável por administrar o capital intelectual. Ele precisa reunir e gerenciar todo o conhecimento da organização
    • CMM Capacity maturity model, recurso para desenvolvimento de software
    • CMO – Chief Marketing Officer A função é um pouco mais complexa que a diretoria de marketing. Em algumas empresas, o CMO acumula ainda a diretoria comercial e, em outras, a área de novos negócios
    • Coaching Sessões de aconselhamento feitas por um consultor de carreira que acompanha e se envolve no desenvolvimento contínuo do profissional. Serve para promover mudanças de comportamento no funcionário, para que ele atinja novos objetivos
    • Commodity Produto primário, geralmente com grande participação no comércio internacional
    • Compliance Agir de acordo com uma regra, um pedido ou um comando. Através das atividades de compliance, qualquer possível desvio em relação a política de investimento dos produtos é identificado e evitado. Assim, os investidores têm a segurança de que suas aplicações serão geridas segundo as diretrizes estabelecidas
    • Consumer Relationship Management Gerenciamento das relações com o cliente
    • Consumer understanding Conhecimento profundo a respeito dos clientes
    • COO – Chief Operating Officer Executivo chefe de operações. Geralmente o braço direito dos CEOs
    • Core business Negócio principal da empresa
    • Corporate purpose Objetivo da empresa
    • Counseling Aconselhamento de carreira. É uma espécie de terapia profissional, que discute, entre outras coisas, os objetivos pessoais e futuros, estilo gerencial do executivo, nível cultural, valores e conhecimento do mercado. O objetivo é avaliar tudo isso para ajudar o profissional a tomar as melhores decisões para sua carreira
    • Country-manager Diretor-geral para o país
    • CRO – Chief Risk Officer Além de gerenciar o risco nas operações financeiras, o CRO também é responsável por analisar as estratégias do negócio, a concorrência e a legislação
    • CSO – Chief Security Officer Profissional que tem a missão de identificar fontes internas e externas de recursos para desenvolver projetos de tecnologia
    • CTO – Chief Technology Officer Existe uma confusão muito grande. Geralmente o CTO comanda a infra-estrutura da área de tecnologia. Enquanto o CIO o seu uso estratégico
    • Data-base marketing Marketing baseado em banco de dados de nomes e pessoas, para quem você dirige mensagens de interesse de sua empresa
    • Deadline Data limite. Data, dia ou hora, em que alguma coisa precisa ser dada como terminada ou liquidada
    • Downsizing Redução no número de funcionários da empresa
    • Dumping Dumping é uma prática comercial, geralmente desleal, que consiste em uma ou mais empresas de um país venderem seus produtos por preços extraordinariamente baixos (muitas vezes com preços de venda inferiores ao preço de produção) por um tempo, visando prejudicar e eliminar a concorrência local, passando então a dominar o mercado e impondo preços altos. É um termo usado em comércio internacional e é reprimido pelos governos nacionais, quando comprovado
    • EBITDA Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization – ganhos antes dos pagamentos de juros, impostos, depreciação e amortização. O termo é seguido por um número que representa os ganhos da empresa em um determinado período permitindo portanto análise da performance financeira de tal empresa
    • Educação continuada Cursos de aperfeiçoamento referentes à atividade do funcionário. Pode incluir a pós-graduação
    • E-learning Aprendizagem realizada através da Internet. Ensino ou formação a distância.
    • Empowerment Este termo surgiu nos anos 80 e se refere às situações em que os chefes devem decidir um pouco menos e os subordinados um pouco mais
    • Endomarketing É uma área diretamente ligada à de comunicação interna, que alia técnicas de marketing a conceitos de recursos humanos
    • Entrepreneur Empresário
    • Expertise Conhecimento técnico
    • ERPs Sistemas de gestão empresariais
    • Factoring Prática de algumas empresas que consiste em comprar cheques pré-datados de lojistas cobrando comissão
    • Feedback É uma conversa particular entre o líder e o liderado, com caráter de avaliação, sobre os acertos e erros do liderado. O tema do bate-papo é o comportamento do subordinado.
    • Fine tuning Sintonia fina, calibragem
    • Follow-up Dar prosseguimento a uma discussão ou debate, retomando temas para atingir soluções. Também pode significar revisão das tarefas que foram geradas após uma reunião ou auditoria, quando os prazos para realização se esgotaram
    • Forecast Previsão
    • Gap Intervalo
    • Hands-on Com participação ativa
    • Headcount Número de pessoas que trabalham em determinada equipe ou empresa
    • Headhunter Caça-talentos do mundo corporativo
    • In-loco No lugar em que determinada coisa acontece
    • Inclusão digital É dar condições para que um número cada vez maior de pessoas possa ter acesso a novas tecnologias, entre elas a internet
    • Inclusão social É a forma de trazer para a sociedade pessoas que foram excluídas dela e estavam privadas de seus direitos, como os portadores de deficiências físicas
    • Income Renda
    • Income Tax Imposto de renda
    • Insight Percepção, estalo. Momento em que novas idéias surgem
    • Intranet Rede de comunicação interna e exclusiva das empresas
    • Intrapreneur (não confundir com entrepreneur) Empreendedor interno, pessoa que dirige uma unidade do negócio como se ela fosse uma empresa independente
    • Job rotation Rodízio de funções promovido pela empresa, para que o funcionário possa adquirir novos conhecimentos em setores diferentes e acumular experiências, sem sair da companhia em que trabalha
    • Join Venture Associação de empresas para explorar determinado negócio. De caráter não definitivo, nenhuma das empresas participantes perde sua personalidade jurídica
    • Kick-off Dar o primeiro passo, começar
    • Know-how Conhecimento
    • L.L.M Master of Laws, mestrado em direito
    • Market share Fatia de mercado
    • Markup É um sobre-preço que se acrescentado ao preço final do produto (digamos, após custo de produção, distribuição e margem de lucro prevista)
    • MBA in company MBA oferecido pela empresa dentro de seu próprio espaço físico
    • MBA Sigla em inglês para Master in Business Administration. É um curso que equivale à pós-graduação em administração de empresas
    • Mentoring Profissional mais velho, com experiência e habilidade de relacionamento, que acompanha e passa para o mais novo suas idéias sobre o trabalho e a carreira
    • Merchandising Prática de marketing na qual a marca ou a imagem de um produto ou serviço é utilizada para vender outro, destacando-o da concorrência, isto acontecendo no ponto de venda (PDV). Merchandising é a ação de promover que usa a comunicação de marketing no ponto de venda e em espaços editoriais na televisão, mídia[media] impressa e outros, para reforçar mensagens publicitárias feitas anteriormente, ou mesmo em substituição à publicidade, em alguns casos.
    • Meritocracia Sistema de recompensa e/ou promoção fundamentado no mérito pessoal
    • Nepotismo Favorecimento de parentes próximos feito por quem tem autoridade e poder
    • Networking Construir uma boa rede de relacionamentos, geralmente em sua área de atuação
    • Newsletter Boletim de notícias
    • Outplacement Serviço oferecido e pago pela empresa, que consiste no aconselhamento, apoio, orientação e estímulo ao profissional demitido, preparando-o técnica e psicologicamente para se recolocar no mercado de trabalho, bem como para o planejamento de sua carreira
    • Outsourcing Terceirização
    • Overhead Despesas operacionais
    • Paradigma Um exemplo que serve como modelo; padrão
    • Performance Palavra inglesa que significa atuação e desempenho
    • Player Empresa que está desempenhando algum papel em algum mercado ou negociação.
    • Presenteísmo Diferente do absenteísmo, quem sofre deste mal não falta ao trabalho, mas ao final de todos os dias sofre com dores de cabeça, cansaço, dores nas costas, irritação, sinusite e alergias – com isso, a produtividade e a motivação é que deixam de aparecer
    • Pro forma Apenas por formalidade
    • Reengenharia Mudança nos processo internos de uma empresa
    • Resiliência Capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças
    • Responsabilidade social Atuação e consciência do papel das empresas como agentes sociais no desenvolvimento do ser humano e da comunidade à qual está inserido
    • RH Sigla de recursos humanos (departamento responsável pelas contratações, treinamentos, remuneração, encaminhamento de carreira e conflitos na empresa)
    • ROI Return of Investiment – Tempo necessário para o retorno do investimento
    • Sales manager Gerente de vendas
    • Sinergia Ação positiva e simultânea de um grupo de pessoas na realização de uma atividade
    • Skill Habilidade
    • Spread Taxa de risco
    • Stakeholders Partes / grupos que estão diretamente interessadas na atividade da empresa: acionistas, governo, clientes, funcionários, fornecedores e sociedade
    • Start up Início da operação
    • Stand-by No aguardo
    • Status-quo Situação atual do ambiente interno da empresa, principalmente no que diz respeito aos processos internos.
    • Supply Chain Management Gerenciamento de cadeia de abastecimento
    • Target Alvo
    • TI Sigla de tecnologia da informação
    • Top of Mind Refere-se a marca ou produto mais lembrado espontaneamente
    • Toró de palpites Tradução bem brasileira do termo inglês brainstorm, que significa uma reunião de pessoas que se juntam para encontrar soluções para problemas da empresa ou expor idéias criativas para novos projetos
    • Trend Tendência
    • Turnover Rotatividade de funcionários dentro de uma empresa, medida pela média de pessoal que se mantém fixa na companhia
    • Workaholic Pessoa viciada em trabalho
    • Workshop Treinamento em grupo de acordo com a técnica dominada pelo instrutor, que visa ao aprendizado de novas práticas para o trabalho
    TERMOS EM PORTUGUÊS
    • Análise Ambiental – Estudo feito visando conhecer mais detalhadamente os agentes e fatores que por ventura podem influenciar nos planejamentos da empresa.
    • Ativo Circulante – Compreende o dinheiro em caixa, os saldos bancários e todos os valores que podem ser convertidos em dinheiro imediatamente.
    • Ativo Fixo – São os imóveis, os equipamentos, os utensílios, as ferramentas, as patentes, tudo aquilo que é essencial para a empresa continuar operando e não pode ser convertido em dinheiro imediatamente.
    • Balanço Patrimonial – Levantamento contábil que demonstra a situação econômico-financeira de uma empresa. Agrupando racionalmente os saldos credores e saldos devedores da empresa em certo período, o balanço representa a exata situação econômico-financeira da empresa e constitui o documento oficial com que se dão por encerradas as operações contábeis do período contemplado.
    • Capacidade de Pagamento – É realizada através de dados indiretos que nos permitem inferir a capacidade de pagamento. Utilizam-se alguns indicadores: a) avaliação da experiência dos proprietários do setor; b) análise da capacidade de produção; c) análise da capacidade de comercialização; d) análise de recursos humanos; e) análise do fluxo de caixa.
    • Capital de Giro – Significa capital de trabalho. São os recursos utilizados para financiar as operações da empresa, em decorrência das atividades de comprar, produzir, e vender. De um modo geral esses recursos estão nas seguintes contas: Disponibilidades; Duplicatas a Receber; Estoques de Matérias-primas, produtos em elaboração, produtos acabados e ou mercadorias.
    • Ciclo Econômico – Inicia-se com a compra da matéria-prima e vai até o dia da venda do produto acabado. Perceba que esse ciclo não se preocupa com as condições de pagamento.
    • Ciclo Financeiro – Inicia-se com o pagamento da matéria-prima e vai até o recebimento da venda do produto acabado.
    • Concordata – Recurso jurídico que permite a continuação do comércio da empresa insolvente (incapaz de saldas seus débitos nos prazos contratuais). Distingue-se, portanto, da falência, quando a empresa insolvente cessa todas as suas atividades.
    • Concorrência Direta – Também chamada livre-concorrência. Situação do regime de iniciativa privada em que empresas competem entre si, sem que nenhuma delas goze da supremacia em virtude de privilégios jurídicos, força econômica ou posse exclusiva de certos recursos.
    • Concorrência Indireta – É aquela em que ocorre a competição entre empresas de ramos diferentes. Ex.: Uma pessoa pode viajar para Nova York ou comprar um sofá para sua sala de estar. Assim, a agência de viagens e a loja de móveis são concorrentes indiretos.
    • Contas a Pagar – Relação das contas e obrigações de uma empresa.
    • Contas a Receber – Relação das receitas que uma empresa tem a receber.
    • Curva de Oferta – Relação entre o preço de mercado de um produto e a quantidade desse mesmo bem que os produtores se dispõem a destinar aos consumidores. É representada numa escala gráfica em cujo eixo vertical registram-se os preços do mercado e no eixo horizontal a quantidade de produto destinado aos consumidores.
    • Custo Direto – Custos que podem ser identificados diretamente com uma unidade do produto.
    • Custo Fixo – Custos cujo montante não varia proporcionalmente ao volume produzido ou vendido; como aluguel, luz, etc.
    • Custo Indireto – Custos relacionados com a fabricação que não podem ser economicamente identificados com as unidades que estão sendo produzidas.
    • Custo Variável – Custos cujo montante varia de acordo com o volume produzido ou vendido e serviço prestados; como matérias primas, material secundário, etc.
    • Custos – Gastos efetuados pela empresa na elaboração de produtos ou na prestação de serviços.
    • Demanda – Ou procura, é a quantidade de um bem ou serviço que um consumidor deseja e está disposto a adquirir por determinado preço e em determinado momento.
    • Depreciação – Redução do valor do ativo em conseqüência de desgaste pelo uso, obsolescência tecnológica ou queda no preço de mercado – geralmente de máquinas, equipamentos e edificações.
    • Desembolso – Pagamento do gasto efetuado; o desembolso causa redução na disponibilidade de caixa.
    • Despesas – Gastos que servem como apoio para que as empresas atinjam seus objetivos como: salários administrativos, telefones, etc.
    • Economia de Escala – Produção de bens em larga escala, com vistas a uma considerável redução nos custos. Também chamada de economias internas, as economias de escala resultam da racionalização intensiva da atividade produtiva, graças ao emprego sistemático de novos engenhos tecnológicos e de processos avançados de automação, organização e especialização do trabalho.
    • Empreendedor – Em português, é utilizados com o mesmo sentido, tanto a palavra empreendedor como empresário. Segundo ANSOFF “O empreendedor é aquele indivíduo cujo desejo de independência foi capaz de motivá-lo no sentido de estabelecer sua própria empresa.
    • Empreendedorismo – Designa uma área de grande abrangência e trata de vários temas, além da criação de empresas. São eles: geração de auto-emprego (trabalhador autônomo); empreendedorismo comunitário (como as comunidades empreendem); intra-empreendedorismo (o empregado empreendedor); políticas públicas (políticas governamentais para o setor).
    • Encargos Sociais – Conjunto de obrigações trabalhistas que devem ser pagas pelas empresas mensalmente ou anualmente, além do salário do empregado.
    • Estoques – Quantidade de um bem armazenado ou em conservação (matérias-primas, combustíveis, produtos semi-acabados ou acabados). Os bens podem ser estocados para venda, abastecimento de entressafra, ou simplesmente para especulação.
    • Estratégia – É o foco a ser tomado para atingir determinado objetivo.
    • Exigível a Longo Prazo – São os empréstimos a longo prazo. Normalmente provocam juros que têm reflexos financeiros de forma imediata ou a curto prazo, mas também provocam variações monetárias.
    • Faturamento – Conjunto dos recebimentos, expresso em unidades monetárias, obtidos por uma empresa em determinado período com a venda de bens ou serviços. Em outros termos, é o número de unidades vendidas multiplicado pelo preço de venda unitário. Diferencia-se da receita, que inclui os valores obtidos de outras fontes (aplicações financeiras ou vendas a prazo).
    • Firma Individual – Pertence a uma só pessoa. O proprietário responsável pelos atos da empresa, de forma ilimitada. O nome da firma é o nome do dono. É facultado o uso de um nome de fantasia.
    • Fluxo de Caixa – É o instrumento de projeção que possibilita determinar as necessidades financeiras, a curto, médio e longo prazos da empresa, permitindo de forma transparente e eficaz visualizar os momentos em que ocorrerão as diversas entradas e saídas de caixa. Permite que o administrador planeje, organize, coordene, dirija e controle os recursos financeiros de sua empresa.
    • Índices de Liquidez – Disponibilidade em moeda corrente ou posse de títulos ou valores conversíveis rapidamente em dinheiro. A liquidez varia conforme o tipo de investimento e o momento econômico, mas liquidez absoluta só apresenta o próprio papel-moeda. Todos os outros títulos ou valores possuem graus (índices) maiores ou menores de liquidez, em função da maior ou menor facilidade de serem convertidos em moeda.
    • Inventário – Relação pormenorizada dos bens e valores de uma pessoa ou firma. Em direito, é o processo no qual se faz a exata demonstração da situação econômica de uma pessoa falecida, antes de se realizar a partilha entre os herdeiros. Em contabilidade, é a base sobre a qual se faz o balanço de uma firma.
    • Investimento em Capital de Giro – Aplicação de recursos para financiar as operações da empresa, em decorrência das atividades de comprar, produzir, e vender.
    • Investimento Fixo – Investimentos não destinados à negociação, mas dirigidos para produzirem benefícios à investidora mediante sua participação nos resultados das investidas, ou para obtenção de bom relacionamento com os clientes ou fornecedores (inclusive instituições financeiras), ou para especulação pura e simples sem nenhum prazo definido.
    • Livro de Registro de Apuração do ICMS – Livro Fiscal destinado ao registro dos totais dos valores contábeis e fiscais, das operações de entradas e saídas, extraído dos respectivos livros.
    • Livro de Registro de Apuração do IPI – Livro Fiscal destinado a apurar as operações de entradas e saídas de produtos fabricados durante o mês.
    • Livro de Registro de Entradas – Livro Fiscal destinado à escrituração do movimento de entrada de mercadorias ou serviços, a qualquer título.
    • Livro de Registro de Inventário – Livro Fiscal destinado a rolar mercadorias, matérias-primas, produtos fabricados e em fabricação e bens do ativo imobilizado, na época do balanço.
    • Livro de Registro de Saída – Livro Fiscal destinado à escrituração do movimento de saídas de mercadorias ou serviços, a qualquer título.
    • Lucratividade – É o grau de rendimento proporcionado pelas receitas operacionais. Pode ser expresso em percentual de lucro em relação às vendas.
    • Lucro líquido – É calculado subtraindo-se do lucro bruto a quantia correspondente à depreciação do capital fixo (máquinas e equipamentos) e as despesas financeiras (pagamento de juros de empréstimos).
    • Macroeconomia – Parte da Ciência Econômica que focaliza o comportamento do sistema econômico como um todo. Tem como objeto de estudo as relações entre os grandes agregados estatísticos: a renda nacional, o nível de emprego e dos preços; o consumo, a poupança e o investimento totais.
    • Margem de Contribuição – É a diferença entre a receita de venda de uma unidade e a soma dos custos e despesas variáveis dessa mesma unidade.
    • Mark-Up – É um índice aplicado sobre o custo de um bem ou serviço para formação do preço de venda. Mark-up, pode ser entendido também como a margem bruta de comercialização. Ex.: O confeiteiro, aplica o índice 2,5 sobre o custo de produção de um kg de “torta de maçã” para formação do preço de venda.
    • Microeconomia – Ramo da Ciência Econômica que estuda o comportamento das unidades de consumo representadas pelos indivíduos e pelas famílias; as empresas e suas produções e custos; a produção e o preço de diversos bens, serviços e fatores produtivos.
    • Microempresa – Pessoas jurídicas e firmas individuais com receita bruta anual de até 96.000 UFIR´s. Este limite deve ser alterado por nova lei, passando para 250.000 UFIR´s.
    • Missão – “Missão é a razão de ser de uma organização”. Deve exprimir sua vocação, a natureza de suas atividades, explicitando seu campo de ação e considerando os horizontes sob os quais ela atua ou deverá atuar
    • Oferta – Quantidade de um bem ou serviço que se produz e se oferece no mercado, por determinado preço e em determinado período de tempo.
    • Passivo Circulante – São as obrigações da empresa que possuem um giro maior. Corresponde às contas: empréstimos bancários, fornecedores, provisões, contas a pagar e provisão para imposto de renda.
    • Patrimônio Líquido – É o valor líquido do total de bens de uma pessoa ou de uma empresa. Comumente, designa somente o conjunto dos bens avaliáveis em dinheiro.
    • Pesquisa de Mercado – Procedimentos utilizado em empresas para investigar as preferências dos consumidores em relação a produtos, marcas, publicidade e serviços. Geralmente é escolhida uma amostra representativa da opinião da totalidade do público consumidor de determinado produto.
    • Planejamento Estratégico – Planejamento é um processo de tomada de decisão presente, que destina a produzir um ou mais estados futuros desejados, que deverão ocorrer, a menos que alguma coisa seja feita. Assim, no Planejamento Estratégico procuramos avaliar, antecipadamente, os possíveis impactos que seriam acarretados ao futuro pelas decisões tomadas no presente.
    • Plano de Negócio – Informações sobre as características, condições e necessidades do futuro empreendimento, com objetivo de analisar a potencialidade e a viabilidade da implantação.
    • Ponto de Equilíbrio – O volume exato de vendas em que uma empresa não apresenta nem lucro nem prejuízo (lucro/prejuízo = 0).
    • Propaganda – Divulgação paga e planejada de mensagens veiculadas em revistas, jornais, televisão e outros meios de comunicação, com o objetivo de persuadir as pessoas a comprar determinado produto ou utilizar determinado serviço.
    • Qualidade Total – É a adequação ao uso . É a conformidade às exigências. Um dos principais fatores no desempenho de uma organização é a qualidade de seus produtos e serviços. Visa assegurar a seus clientes que a conformidade às exigências especificadas é atendida por todo ciclo, como a engenharia de projetos, desenvolvimento de produtos, produção, instalação, assistência técnica e manutenção pós-venda.
    • Receita Bruta de Vendas – Em termos contábeis, é a soma de todos os valores recebidos em dado espaço de tempo. Não se deduz nenhuma conta para obter o valor da Receita Bruta.
    • Receita Líquida de Vendas – É o mesmo valor da Receita Bruta deduzindo os impostos sobre vendas, as devoluções, os descontos comerciais e abatimentos.
    • Rentabilidade – É o grau de rendimento proporcionado por determinado investimento. Pode ser expresso em percentual de lucro em relação ao investimento. Normalmente é inversamente proporcional ao risco.
    • Risco – Condição própria de um investidor, ante as possibilidades de perder ou ganhar dinheiro. Os juros ou o lucro são explicados como recompensas recebidas pelo investidor por assumir determinado risco de incerteza econômica, relativa a eventualidades como queda da taxa de juros, recusa do produto pelo consumidor, ou investimento numa atividade cujos resultados se revelam anti-econômicos.
    • Sociedade Civil – Firma constituída por duas ou mais pessoas, apenas para prestação de serviços. Regulada pelo código civil, não pode praticar atos de comércio. Não estão sujeitas a falência.
    • Sociedade Comercial – É constituída por duas ou mais pessoas, com a finalidade de explorar uma atividade comercial ou industrial. Os tipos mais comuns são as sociedades por Cotas de Responsabilidade Limitada e a Sociedade por Ações.
    • Sociedade Limitada – Sociedade comercial por cotas de responsabilidade limitada: cada sócio responde apenas na medida de sua cota. Deve adotar uma razão social que explique, o quanto possível, o objetivo da sociedade e seja sempre seguida da palavra limitada.
    • Taxa de Juros – Índice (taxa) pré-determinada que corresponde à remuneração que o tomador de um empréstimo deve pagar ao dono do capital.
    • Tempo de Retorno – É o prazo que o capital investido será recuperado.
    • TIR (Taxa Interna de Retorno) – É a taxa que iguala, em determinado momento, a entrada de caixa (VP – Valor Presente, montante emprestado) com as saídas periódicas de caixa (pagamento da dívida) atualizadas ao mesmo momento.
    • TJLP – É a Taxa de Juros de Longo Prazo, e é usada em vários contratos, principalmente da carteira de crédito rural dos bancos. É calculada pelo governo, a partir da oscilação de vários papéis da dívida externa brasileira no mercado internacional. Com a crise cambial de 1999, passou a ser calculada pela média das últimas TJLP multiplicada por 1,1.
    • VPL (Valor Presente Líquido) – É o valor presente dos fluxos de caixa gerados pelo negócio implantado, líquidos do valor inicialmente investido. Esse método procura expressar os fluxos de caixa do projeto em termos de valores monetários de uma mesma data, ou mais especificamente, a data de início do projeto, o “momento atual”.



    Fonte: Você S/A

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